Contato: Agende sua visita

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

ESCOLA CLASSE SANTA HELENA - Escola referência em Educação Ambiental no DF

EM PARCERIA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA NA PARCERIA (ICMBio + PMDF + SEEDF + MPDFT)


Algumas atividades da Educação Ambiental no Parque Nacional de Brasília 

    A EA - Educação Ambiental deve ser aplicada nas escolas desde os anos iniciais, para que crianças e jovens estudantes se tornem adultos ambientalmente conscientes, tornando se assim, aliados na luta diária pela proteção e preservação do meio ambiente, evitando também que esse público venha a se envolver ou cometer crimes ambientais. 



    A EA é um instrumento extremamente poderoso para as mudanças de atitudes dos cidadãos de hoje e do amanhã, frente ao trato com o meio ambiente.


    Aplicar a EA não formal através das Artes - A "Arte Educação Ambiental (Cênicas e Plásticas)" é a principal missão do PREALG/BPMA/PMDF (Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Ambiental do DF) em seus três projetos que atuam em escolas públicas e particulares, eventos governamentais e ambientais em todo DF e no Parque Nacional de Brasília. 
    A utilização das Artes para aplicar EA, tem a intenção de tornar o ensino e aprendizado dessa disciplina, muito mais interessante e atrativo para os estudantes.

Parque Nacional de Brasília - NEA (Núcleo de Educação Ambiental) recebendo escolas.

  Entre esses três projetos do PREALG está o “Saber Cerrado” que atua na parceria de EA no NEA/PNB/ICMBio - Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília (parceria entre ICMBio + PMDF + SEEDF + MPDFT) que acontece nesse espaço, dentro do PNB que também é a base do PREALG. 

Parte da equipe do Saber Cerrado em atividade de troca de experiências de EA no PNB com a ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal

ESCOLA SANTA HELENA - Referência em Educação Ambiental    
    O projeto “Saber Cerrado” no ano de 2022, esteve  envolvido em diversos projetos de Arte Educação Ambiental com a ECSH - Escola Classe Santa Helena, uma escola do campo, localizada na região rural de Sobradinho.

Professoras da ECSH na escola com equipe "Saber Cerrado" e a equipe de EA da SEEDF (do PNB)

    Essa escola continuamente vem sendo destaque na Educação Ambiental na SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do DF) e esse envolvimento se deu devido às inúmeras atividades envolvendo EA entre a ECSH e os diversos parceiros intitucionais que trabalham no NEA/PNB. 


   Essa posição como referência em EA da ECSH também foi percebida pelos componentes da parceria (ICMBio + PMDF + SEEDF). 
    É notório que a referida escola alcançou esse título, porque ali no ambiente escolar e nas atividades de EA no PNB, nota-se nitidamente o total envolvimento de professores e estudantes com as temáticas ambientais, abordadas durante todo o ano letivo. 


Atividades da ECSH no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília

1. Exposições de Arte Educação Ambiental - Dos estudantes em uma das galerias do NEA/PNB resultado do projeto "Leitura no parque" do NEA/PNB/ICMBio; 


2. Trilhas ecológicas educativas - Trilha da Capivara e Ilha da meditação; 

3. Palestras de Educação Ambiental - No NEA e em espaços abertos do PNB, Projeto Leitura no Parque - cartaz de 2023;

4. Atividades aquáticas - Nas piscinas naturais do PNB; 

5. Apresentação do Teatro Lobo Guará/PREALG - No prédio do NEA/PNB;


Atividades desenvolvidas no ambiente escolar da ECSH: 

1. Apresentações do Teatro Lobo Guará ;

2. Palestras de Educação Ambiental - Da EA da SEEDF/NEA/PNB; 

3. Montagem e apresentação do Estande de Arte Educação Ambiental - Do projeto Saber Cerrado  (PREALG/BPMA/PMDF);

4. Palestras de Arte Educação Ambiental - A arte do Graffiti versus o crime ambiental de Pichação/ Estande de EA (Do projeto Saber Cerrado)


5. Concurso e exposição de desenhos ambientais - Tema: Fauna e flora do Cerrado (Com a participação de todos os estudantes da escola, expondo desenhos nas paredes externas de cada sala - proposto pelo projeto Saber Cerrado e desenvolvida pelos professores da ECSH)


7. Graffiti ambiental coletivo - Envolvendo estudantes da escola para a criação de um painel ambiental na quadra de esportes da escola (Proposto pela ECSH e executado pelo projeto Saber Cerrado com os estudantes e professores)




Abreviações utilizadas:
 
EA - Educação Ambiental;
ECSH - Escola Classe Santa Helena;
SEEDF - Secretaria de Estado de Educação do DF;
ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; 
PMDF - Polícia Militar do Distrito Federal BPMA; 
BPMA - Batalhão de Polícia Militar Ambiental; 
PREALG - Programa de Educação Ambiental Lobo Guará;
EA - Educação Ambiental; 
NEA - Núcleo de Educação Ambiental;
PNB - Parque Nacional de Brasília;
ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Dustrito Federal



ENTREVISTA


A professora Fernanda Demonte Moreira da Escola Classe Santa Helena, é formada em pedagogia com pós graduação lato sensu em psicopedagogia, educação de surdos, a arte de contar histórias e educação infantil.

Ela atua no ensino fundamental 1 na SEEDF há mais de 20 anos e trabalha na ECSH há 6 anos.


1. Há quanto tempo a ECSH está envolvida com EA? Hoje podemos afirmar que a ECSH é uma escola referência em EA no DF?


Desde que o PROEITI (Projeto de Educação Integral em Tempo Integral) foi implantado na escola em 2014. Contudo, o trabalho ganhou força e visibilidade a partir das parcerias realizadas em 2022 com o PNB (NEA/PNB/ICMBio, PREALG/BPMA/PMDF e EA/SEEDF).

Acredito que hoje podemos dizer que a ECSH é uma referência em EA no DF, pois além de continuarmos com as parcerias criadas e dos trabalhos desenvolvidos, constantemente buscamos palestrantes que abordem o tema Cerrado, também realizamos passeios ao zoológico e na região da Rota do Cavalo, devido ao fato de sermos uma escola do campo.

A Professora Luzinete Ribeiro de Souza Rodrigues, da sala de leitura, também realizou no ano de 2022 um trabalho fantástico sobre reciclagem, focando nos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).




2. Qual é a importância da EA para os professores e estudantes da ECSH na vida em comunidade?


Primeiro que ao desenvolvermos ações voltadas para a EA, estaremos formando cidadãos conscientes da importância de se preservar a fauna e flora do nosso Cerrado, assim como nosso bioma (com extensa biodiversidade). Além disso, trabalhamos com outros temas que também são fundamentais, como: água, dengue, reciclagem, cidade, campo, etc.

O que se percebe é que existe todo um engajamento dos professores ao se trabalhar com EA e que as transformações vão acontecendo em cadeia, pois começa desde o planejamento, até o momento em que as crianças repassam o que aprenderam para os seus familiares e amigos.



3. A comunidade se envolve nesses projetos? De que forma? E qual impacto dessas ações nessa comunidade?


Sim. Constantemente envolvemos as famílias nos projetos da escola, propondo concursos de trabalhos com materiais recicláveis. Esses trabalhos possibilitam uma maior interação da família com o estudante e a escola, o repasse de conhecimentos e informações, além da valorização e engajamento de todos em torno de ações e objetivos comuns.

    Podemos citar como exemplo o pai de um dos nossos alunos, o artista Wailer Runivan Amorim Dias, que presenteou o NEA/PNB com uma escultura ambiental de sucata de ferro velho, lembrando a seriema, uma das muitas espécies do Cerrado. Essa obra está hoje exposta no NEA/PNB.    



4. Quanto tempo a ECSH está envolvida com o NEA/PNB? Existem planos para o futuro na continuidade da parceria?


Já faz dois anos que estamos nessa parceria e queremos

que permaneça por muito tempo, pois tem sido um

trabalho fantástico e tem feito muita diferença na vida dos

nossos alunos.


5. Houveram impactos e mudanças significativas aparentes nas atitudes ambientais dos estudantes da ECSH frente ao meio ambiente, escola e casa desses estudantes? Os pais comentaram algo? (depois do envolvimento e de desenvolvimento de diversos projetos conjuntos de EA com o NEA/PNB)?


Sim. Os impactos foram extremamente positivos e significativos, pois no próprio ambiente escolar, as crianças evitam jogar lixo no chão, estão sempre de olho quanto ao desperdício de água, sabem da importância da reciclagem e, dos cuidados com as plantas e os animais, dentre outras medidas e ações que percebemos na maneira como se posicionam frente às questões que acontecem em seu dia a dia.

Os alunos também estão constantemente ajudando no combate ao mosquito da dengue, observando suas residências e solicitando aos pais que também fiquem atentos, evitando água parada.

   Muitos pais elogiam o trabalho que tem sido desenvolvido pela escola e quando solicitada a participação da família, existe realmente um envolvimento e empenho por parte de todos. Além disso, quando é feita a visitação ao PNB, podemos dizer que 99% dos pais autorizam seus filhos (nossos estudantes) a participarem desse momento que é único e de muito aprendizado.


6. E sobre o envolvimento da ECSH com o projeto Saber Cerrado do PREALG/BPMA/PMDF (através do NEA/PNB)? Houve impactos e mudanças significativas nas atitudes ambientais dos estudantes da ECSH frente ao meio ambiente, escola e casa desses estudantes? Os pais comentaram algo?


Com certeza, os alunos amaram o Teatro Lobo Guará e as suas apresentações (na escola e no PNB) e todo o trabalho desenvolvido em torno das temáticas sobre EA. Foram feitos diversos comentários/relatos por parte dos alunos que ficaram bastante atentos a tudo que estava sendo falado e encenado. Os pais ficaram bastante agradecidos por tudo, e todas as atitudes bem como os impactos já mencionados na questão anterior, também são fruto desse trabalho.



7. Existe algo relevante que a senhora queira comentar sobre todo trabalho de EA desenvolvido no ano de 2022?


Sim. Não dá para colocar em palavras o quanto esse trabalho foi extremamente relevante para a vida dos nossos alunos e seus familiares. Houve total entrega e envolvimento de cada um que esteve engajado nesse projeto, as parcerias desenvolvidas foram de excelência e o trabalho foi de uma riqueza imensurável.

Gostaria de destacar aqui também o trabalho sobre graffiti, que também teve um impacto muito grande na vida dos nossos estudantes e familiares, pois os alunos passaram a valorizar a arte desenvolvida pelos grafiteiros e combater a pichação (que é um crime ambiental). Com certeza vão crescer respeitando o patrimônio público e os bens particulares, sabendo dar o devido crédito e valor às pessoas que fazem arte com o seu graffiti.




Link do vídeo Educa DF no Instagram sobre o Projeto Leitura no Parque (NEA/PNB/ICMBio) no PNB e a EA na ECSH:




Conclusão


    Todos os trabalhos de Educação Ambiental desenvolvidos no ano de 2022 (tanto no PNB, quanto no ambiente escolar) através do total envolvimento entre os parceiros ECSH + NEA/PNB/ICMBio + PREALG/BPMA/PMDF + EA/SEEDF, foram vitoriosos e conseguiram alcançar todos os objetivos desejados.

    O trabalho em conjunto, a parceria entre tantos órgãos públicos, o envolvimento e entrega de todas as professoras, estudantes e suas famílias, foram a mola propulsora para o sucesso dessa "caminhada ambiental" do bem, rumo à proteção e preservação da natureza com foco no nosso bioma - O Cerrado, através da Educação Ambiental e de muita Arte.

    E mais uma vez afirmo aqui: - A Arte Educação Ambiental Salva !!! - A Arte Educação Ambiental tem relação direta com: O Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde, evita tragédias ambientais como incêndios e outros...porque ela ajuda a proteger e preservar o meio ambiente, evita que crianças e jovens se envolvam com crimes ambientais, evita a dengue e outras doenças, evita incêdios...ou seja, a educação ambiental é essencial para que a vida melhore e prossiga em equilíbrio perfeito nesse nosso Planeta Vivo.


Para saber mais sobre o PREALG acessem os links:



Graffitis Ambientais






Saber Cerrado

http://protegenatura.blogspot.com/2019/08/historico-do-saber-cerrado-antigo.html?m=0


Teatro Lobo Guará 

Guardiões Ambientais 

Histórico PREALG 

PMDF no PNB 




Matéria: 2º Sgt. Ottoni




Nenhum comentário:

Postar um comentário