Contato: Agende sua visita

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

CURSO GUARDIÕES AMBIENTAIS

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA PELA PMDF DENTRO DA SALA DE AULA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DO DF


Desde 2011 o CURSO GUARDIÕES AMBIENTAIS vem sendo aplicado pelo PREALG/BPMA/PMDF em Escolas públicos de Ensino fundamental do DF para estudantes do 5. ano nas cidades de Sobradinho, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Gama e em diversas áreas rurais da nossa região

Este curso é um dos seguimentos da Educação Ambiental aplicado pelo Programa de Educação Ambiental Lobo Guará/BPMA/PMDF. Para conhecermos melhor esse seguimento, que é de grande importância nas escolas públicas do DF aonde são aplicadas, vamos conhecer aqui diversos detalhes mostrados pelo seu idealizador

Leandro José de Lima, 46 anos, 23 anos de PMDF, 13 anos de PREALG, 09 anos de instrutor do Curso de Guardiões Ambientais, 04 anos de teatro Lobo Guará, formado em licenciatura em história e Tecnólogo em Segurança Pública, atualmente na função de instrutor do Curso de Guardiões Ambientais (por conta da pandemia na função de adjunto ao supervisor de dia do BPMA). Segue o depoimento: 


Atuo neste seguimento de Educação Ambiental do PREALG desde o início de sua implantação em 2011, ou seja, 09 anos. Sou o responsável pela implantação do Curso de Guardiões Ambientais na PMDF. O papel que desenvolvo dentro do curso vai desde o projeto piloto, implantação junto com a SGT Katilene, revisão de conteúdo, Instrutor, Gestor de campo da equipe (outros integrantes) serviço administrativo (relatórios, estatísticas, atualização de conteúdo, fiscalização, capacitação dos integrantes, intermediador de propostas etc).

Desde o início do Curso de Guardiões Ambientais em 2011 até 2019 o Programa atendeu um público de 10.338 estudantes em um total de 451 turmas. Em 2020 estavam em atendimento 260 estudantes em 14 turmas pelo instrutor ST Leandro José que foi interrompido pela pandemia do covid 19.

 O menor público atendido pelo Curso de Guardiões foi o da Escola Classe Reino das Flores em Planaltina DF com 10 (dez) formandos. Um dos melhores foi o primeiro em 30 de setembro de 2011, na Escola Classe Incra 07 em Brazlândia DF com 27 (vinte e sete) formandos, porque teve a presença do comandante geral da PMDF na época, bufet, presença da banda de música da PMDF, e cobertura pela imprensa (rede globo) e pelo CCS PMDF; O maior foi atendido pela SGT Katilene no Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol de Sobradinho DF com 286 (duzentos e oitenta e seis) formandos.

 Durante a pandemia os integrantes das equipes foram remanejados para outras funções no BPMA; o serviço praticamente parou. Se restringindo apenas em alguns vídeos e matérias de blogs.


O retorno dos professores, direção e funcionários da escola bem como dos alunos e pais são positivos. Sempre elogiam o trabalho dizendo que faz a diferença. Já teve pai falando que o filho mudou e que fica o corrigindo toda vez que faz uma coisa errada no meio ambiente; teve mãe comentando que sua filha mesmo doente queria vir para as aulas do Curso; teve pai falando que não sabia que a PMDF fazia um trabalho tão bacana desses nas escolas; teve professores falando que o programa tinha que estender a mais escolas da rede etc.

A atuação de Policiais Militares nas escolas não é apenas estratégia de prevenção, mas um diferencial na aproximação da instituição com a comunidade e quebra de paradigmas, contribuindo sobremaneira para a segurança pública em geral e para a convivência em harmonia entre os cidadãos além de cumprir a função do BPMA de orientar e informar sobre os cuidados com o meio ambiente evitando o cometimento de crimes futuros.

O Curso de Guardiões Ambientais é muito importante pelo fato de ser mais uma ferramenta em defesa do meio ambiente proporcionado por uma instituição militar com responsabilidade de fiscalizar. Somando forças com outros órgãos, ONGs, e comunidade com interesse na proteção do meio ambiente fortalece o corpo de educação ambiental e contribui com a troca de experiência e eleva os ensinamentos na prevenção do meio ambiente.
Um dos momentos de grande emoção no Curso é a formatura dos Guardiões Ambientais. Na formatura tem a presença dos pais e os alunos recebem das mãos da mascote Lobo Guará a carteirinha de guardiões ambientais, recebem também uma camiseta escrita nas costas “eu sou um guardião ambiental” realizam belíssimas apresentações de temas sobre o meio ambiente deixando seus familiares muito orgulhosos.

 Muitos dos estudantes se identificam com o Curso e ficam dizendo que quando crescerem querem ser da Policial Militar. Escrevem frases/cartinhas de elogios ao trabalho dos instrutores; dão presentes etc.


Alguns professores já disseram que as turmas melhoram nas atividades da escola e no comportamento frente ao meio ambiente por conta do Curso. 

Muitas escolas ficam sabendo do Curso por outros professores e querem o Curso em suas unidades de ensino. Muitas escolas ficam sem o atendimento por conta do efetivo que é muito pequeno: 03 (três) instrutores para todo o DF.

Enfim, o CURSO GUARDIÕES AMBIENTAIS é mais um grande aliado na luta constante e diária pela proteção e preservação do meio ambiente, sendo mais um braço forte nas mudanças urgentes e necessárias para um futuro sustentável e muito melhor para as futuras gerações, criando agora futuros adultos muito mais conscientes pela natureza como peça fundamental para a continuidade da vida na Terra.


Redes Sociais do Curso Guardiões Ambientais


Blog: www.teatroloboguara.blogspot.com  

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7DggHeMEhDUhKPo2XJR7dw

Facebook: Lobo Guará Pmdf

Instagram: @loboguara.pmdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário