Contato: Agende sua visita

Nome

E-mail *

Mensagem *

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

 OFICINAS, CONCURSOS E EXPOSIÇÕES DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

NO PROJETO SABER CERRADO - PMDF/BPMA/PREALG

 As oficinas e concursos de arte educação ambiental do projeto Saber Cerrado, tem sempre como temática a fauna e flora do Cerrado.  

 Essas atividades que ocorrem com pouca frequência, mas com muito sucesso, sempre envolvem escolas públicas do DF, visando valorizar e chamar a atenção, através da arte, para as belezas do nosso bioma - O Cerrado.

 Com essas atividades práticas de Arte Educação Ambiental, temos também como objetivo, estimular a pesquisa das espécies da fauna e flora do nosso bioma, para que os estudantes se atentem sobre a importância de cada ser dentro dessa rica biodiversidade e para a reprodução artística dos animais e da vegetação da nossa região.


OFICINAS, CONCURSOS E EXPOSIÇÕES DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


“GUARDIÕES AMBIENTAIS NA ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

Exposição e concurso de Arte Educação Ambiental:

Evento criado exclusivamente para os estudantes do 5º ano, das cinco escolas participantes do "Curso Guardiões Ambientais" numa parceria PMDF (BPMA, CPSP, PREALG - Curso Guardiões Ambientais e Saber Cerrado) + ICMBio + SEEDF.

O concurso “GUARDIÕES AMBIENTAIS NA ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL” visa despertar nos estudantes do 5° ano de escolas públicas do Distrito Federal  (Participantes do projeto - CGA - "Curso Guardiões Ambientais" oferecido pela PMDF/BPM/PRE ALG - Polícia Militar do Distrito Federal/ Batalhão de Polícia Militar Ambiental/ Programa de Educação Ambiental Lobo Guará) o interesse e respeito pelo meio ambiente, focados em nosso bioma - O Cerrado - através da arte educação ambiental e pela prática do desenho e pintura, os estudantes terão oportunidade de representar, reproduzir e expor a beleza da fauna e flora do bioma da nossa região neste evento memorável.


Participam do referido concurso de arte educação ambiental, cinco Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Gama e da Ceilândia, representadas por estudantes de 17 turmas do Curso Guardiões Ambientais do 5° ano, cada escola selecionou um representante por turma para exposição no CV/NEA/PNB - Centro de Visitantes/Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília, onde se localiza também a base do PRE ALG/BPMA/PMDF que trabalha em parceria com o ICMBio e SEEDF na educação ambiental.


As Escolas Classes participantes do concurso são:   

  1. EC 06 - Gama - 3 estudantes;

  2. EC 14 - Gama - 5 estudantes;

  3. EC 19 - Gama - 4 estudantes;

  4. CEF Tamanduá - Gama - 1 estudante;

  5. EC 20 - Ceilândia - 4 estudantes.


Curadoria :

ST Leandro José, ST Marcos, 2°SGT Katilene e 2°SGT Ottoni

Parcerias e apoios

PMDF/BPMA/CPSP/PREALG, ICMBio e SEEDF




Solenidade de entrega de medalhas para os vencedores do Concurso “GUARDIÕES AMBIENTAIS NA ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL” - Maj. Isabela (Chefe do CPSP/PMDF) Ten. Cavalcante (BPMA/Chefe do PREALG) e ST Leandro (BPMA/PREALG - Idealizador do Curso Guardiões Ambientais) 




“FAUNA E FLORA DO CERRADO - 11 DE SETEMBRO, DIA NACIONAL DO CERRADO”

Exposição e concurso de Arte Educação Ambiental

Evento de Arte Educação Ambiental que ocorreu na Escola Classe 106 Norte, tendo diversas atividades em uma mesma manhã:  

  1. Estande de educação ambiental; 

  2. Concurso de arte ambiental; 

  3. Exposição de arte de todos os participantes;

  4. Oficina de desenho; 

  5. Palestra ambiental;

  6. Premiação;

  7. Entrega de medalhas para os 2 primeiros colocados de cada turma.

Um dos 16 painéis com exposição das obras de arte ambiental dos todos os estudantes que participaram do concurso


Estande de educação ambiental da PMDF/BPMA/ PREALG - Guardiões Ambientais e Saber Cerrado

      Palestra de Educação ambiental mais Oficina de desenho 



OFICINA DE ARTE EDUCAÇÃO AMMBIENTAL NO CV/NEA/PNB

Para alunos das Altas habilidades em Artes da Ceilândia - Professora Sandra (Na parceria de EA: PMDF + ICMBio + SEEDF + MPDFT)

Aconteceu em 2019, primeiro ano da parceria de educação ambiental entre PMDF + ICMBio + SEEDF + MPDFT, onde os estudantes das altas habilidades tiveram palestras de arte educação ambiental sobre a arte do graffiti versus o crime ambiental de pichação e aulas práticas de desenho com temática ambiental, fauna do Cerrado.




CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - IBRAM/GDF Parque de Águas Claras  (Antiga sede PREALG e do Museu Ambiental da PMDF)

Primeira Oficina de Arte Educação Ambiental do Saber Cerrado aconteceu na antiga sede do PREALG/BPMA/PMDF na virada do Cerrado em 2017 


“Quando percebemos de verdade a beleza monumental da natureza, através da observação da fauna e flora e da tentativa de representá-la através da arte e passamos a ter consciência de tudo de bom que ela nos oferece gratuitamente, o respeito, a admiração e a vontade de proteger e preservar o meio ambiente crescem de maneira exponencial.” 


 Sgt. Ottoni - Saber Cerrado - PRE ALG/BPMA/PMDF


OUTROS TRABALHOS E EVENTOS AMBIENTAIS DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PROJETO SABER CERRADO E PREALG


ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

    A arte educação ambiental aplicada pelo projeto Saber Cerrado que é um dos projetos de educação ambiental do PREALG/BPMA/PMDF acontece de diversas maneiras no Parque Nacional de Brasília, escolas e eventos ambientais e institucionais 


PARCERIA PMDF + ICMBio + SSEDF + MPDFT





    EXPOSIÇÕES DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


GRAFFITI NA ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO


       MUSEU AMBIENTAL DA PMDF 


PROJETO MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE DA PMDF


ESTANDES  DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 


Acontecem em diversos eventos ambientais, governamentais e da PMDF


VÍDEOS DO PREALG








PALESTRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  

   

TRILHAS ECOLÓGICAS 


O Cerrado (bioma da nossa região) é o segundo maior bioma do Brasil, faz ligação direta com outros quatro biomas. Ele é responsável direto pelo abastecimento de água para grande parte do território nacional, pois 6 das 8 bacias hidrográficas brasileiras nascem no Cerrado, fazendo também com que nossa região seja conhecida como caixa d'água do Brasil.

Por este motivo o PREALG com os seus três projetos, utilizam diversas linguagens da arte educação ambiental para aplicar e criar consciência ambiental em estudantes de todo DF.


Matéria Sgt Ottoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário