Contato: Agende sua visita

Nome

E-mail *

Mensagem *

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O TEATRO LOBO GUARÁ


Arte Educação Ambiental através do TEATRO LOBO GUARÁ na PMDF/BPMA/PREALG 


Utilizado como um grande instrumento educacional para a proteção e preservação do nosso tão importante bioma - O Cerrado, o TEATRO LOBO GUARÁ é reconheciddo em todo DF como parte essencial para a Arte Educação Ambiental aplicada pela PMDF através do PREALG/BPMA/PMDF - Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal - em todas as 34 Regiões Administrativas do DF, tendo como público principal, escolas públicas e particulares de toda nossa região.

Parte do elenco do TEATRO LOBO GUARÁ 
Vídeo Institucional da PMDF sobre o TEATRO LOBO GUARÁ e o PREALG


TEATRO LOBO GUARÁ da PMDF, nasceu em 30 de Setembro de 2003 e 17 anos depois está bem perto de atingir 500.000 espectadores (que em sua maioria são crianças). Todos os atores das 5 peças do Teatro Lobo Guará são Policiais Militares do Distrito Federal.

Equipe do TEATRO LOBO GUARÁ com Policiais Militares Ambientais do DF no BPMA

  Nosso HÉROI LOBO GUARÁ com a equipe do CCS/PMDF no dia das crianças em 2019

João Antônio Batista, um dos fundadores do Teatro Lobo Guará em 2003 e atual líder da equipe, atua nas cinco peças teatrais do grupo desde 2006 e expõe aqui, algumas informações importantes para conhecermos melhor ainda este grande traballho pela Arte Educação Ambiental, oferecido pela PMDF para todo DF.
    Segundo João, desde a primeira apresentação teatral em 17 de março de 2004 até dezembro de 2019, foram realizadas 2.042 (Duas mil e quarenta duas) apresentações teatrais nos mais diversos palcos: Em eventos ambientais ou comemorativos, principalmente em escolas públicas e particulares do DF. 
Alguns Policiais Militares do elenco do Teatro Lobo Guará
Em 2014, foi comemorada a milésima apresentação durante a participação no III Congresso Internacional de Educação Ambiental e IX Seminário Municipal do Meio Ambiente realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2014 no Município de Panambi - Rio Grande do Sul. 

Apresentação do TEATRO LOBO GUARÁ na Sede do PREALG no CEA/PNB - Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília A Toca do Lobo no dia do Meio Ambiente em 2019 na Semana do Meio Ambiente

    No Colégio La Salle na cidade de Águas Claras, no dia 6 de setembro de 2019, foi atingida a marca de 2.000 (duas mil) apresentações.



  Nesses 17 anos de existência,TEATRO LOBO GUARÁ já atendeu um público de 428.665 (Quatrocentos e vinte e oito mil e seiscentos e sessenta e cinco) espectadores entre crianças e adultos, sendo que quase sempre a totalidade era de público infantil. 
  O maior público infantil aconteceu numa formatura do PROERD em Brasília, com mais de 5.000 (cinco mil) crianças e o maior público adulto no programa Record na TV em 2019, também foi o melhor público.
    Aniversário de 210 anos da PMDF no Memorial JK

    Menor público foi uma interação com apenas uma criança num evento em um final de semana sobre o mês do meio ambiente que foi solicitado pela Administração do Riacho Fundo 1, mas que havia sido cancelado.
     Porém este cancelamento não foi comunicado a equipe do teatro e a mesma compareceu e enquanto aguardavam uma resposta de um responsável, chamou atenção de uma única criança que estava no local. o que motivou um dos integrantes a se fantasiar de Lobo Guará pra interagir e tirar fotos com ela.   
   Durante os primeiros dias da pandemia a equipe estava motivada a fazer vídeos educativos para plataformas do YouTube e Instagram, mas as atividades foram interrompida para que o grupo fosse desmembrado e inserido na diversas áreas de atuação do BPMA.

  
      Nós encaramos as artes cênicas na polícia militar como um viés interessante para mostrar um lado diferente e humanitário da polícia militar que segundo a legislação é uma polícia ostensiva e repressiva; e com os trabalhos de prevenção feito através das artes cênicas... chama muito mais atenção do público: tanto infantil como adulto. Além de que a utilização de um SUPER-HERÓI LOBO GUARÁ para o imaginário das crianças foi bem promissor, até mesmo para os adultos.
     A importância do teatro na educação ambiental no Distrito Federal é imensurável, como observamos com uma certa  frequência  em depoimentos de pais, crianças e professores. Citando aqui como exemplo um fato ocorrido em 2017, quando o grupo de teatro encontrou 4 dos primeiros guardiões ambientais de 2011 (Curso de Educação Ambiental oferecido pelo PREALG nas escolas, para crianças entre 11 e 12 anos)...
...estas jovens foram encontradas atuando na preservação da bacia do descoberto, a época com 16 e 17 anos.

Nosso Herói Lobo Guará com os parceiros da Educação Ambiental Georgenes e Enrique do CEA/PNB/ICMBio
O Policial Militar e ator Sgt Marlos com o Lobo Guará expõe aqui um pouco da sua impressão sobre o seu trabalho no teatro já há 10 anos.
"O programa de educação ambiental lobo guará tornou-se uma importante ferramenta de aproximação da polícia militar ambiental com a comunidade. De uma forma lúdica, as peças teatrais se aproximam da realidade vivida pelas crianças. Elas conseguem absorver valores e ideais de preservação da natureza tornado-se conscientes que os recursos naturais são finitos e precisam ser utilizados de uma forma sustentável. Após conhecerem o super  herói lobo guará elas sentem-se parte do programa e se engajam como verdadeiros guardiões do meio ambiente".
Nosso Herói no Parque Nacional de Brasília na Ilha da meditação perto da "Toca do Lobo" a base do PREALG/BPMA/PMDF no CEA/PNB.
O Lobo Guará animal símbolo do nosso Bioma o Cerrado, foi estampado na nova nota de duzentos reais


Nosso mascote foi também homenageado de diversas formas por nossa equipe. Além do personagem Herói do teatro, foi feito também uma estatueta e um painel de graffiti na base do PREALG



Nosso HERÓI O LOBO GUARÁ com o Sgt Ottoni do projeto SABER CERRADO no Painel "Casal de Lobos Guará" na "Toca do Lobo" no CEA/PNB/ICMBio no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília.

Redes Sociais do Teatro Lobo Guará

Blog: www.teatroloboguara.blogspot.com  

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7DggHeMEhDUhKPo2XJR7dw

Facebook: Lobo Guará Pmdf

Instagram: @loboguara.pmdf




Matéria: Sgt Ottoni com o depoimento do Sub A.Batista e Sgt Marlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário