domingo, 25 de dezembro de 2022

HISTÓRICO DO “SABER CERRADO” (Antigo NEAM)– PREALG/BPMA/PMDF



Base do PREALG no CEA/PNB

O SABER CERRADO é um dos segmentos de EA - Educação Ambiental do PREALG/BPMA/PMDF - Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, desenvolve os seus trabalhos de EA no CEA/PNB - Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília, na parceria entre PMDF + ICMBio + SEEDF + MPDFT - Polícia Militar do Distrito Federal + Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade + Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal + Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O CEA/PNB também é a base do PREALG.
O Saber Cerrado desenvolve e desenvolveu os seguintes projetos:
  1. Produção de material gráfico de Arte Educação Ambiental;
  2. MA/PMDF - Museu Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal;
  3. Projeto MAI/PMDF - Museu Ambiental Itinerante da Polícia Militar do Distrito Federal;
  4. Parcerias institucionais com diversos órgãos públicos;
  5. Palestras de EA;
  6. Oficinas de Artes de EA;
  7. Concursos de Artes de EA;
  8. Exposicoes de Artes de EA;
  9. Trilhas ecológicas;
  10. Participação em diversos eventos ambientais escolares e governamentais.


PREALG -Programa de Educação Ambiental Lobo Guará 

Com uma equipe composta por 09 Policiais Militares, existe desde 2003 e atua em 3 frentes pela Educação Ambiental aplicada pela PMDF em todo o Distrito Federal:

O PREALG está dividido da seguinte forma:
  1. Teatro Lobo Guará - Nas escolas e grandes eventos;
  2. Curso Guardião Ambiental - Nas escolas;
  3. Saber Cerrado - No Parque Nacional de Brasília.
E todas essas 3 frentes desenvolvem também, diversos trabalhos em conjunto.

Link:

Blog do "Teatro Lobo Guará" e Curso "Guardiões Ambientais": www.teatroloboguara.blogspot.com





No CEA/PNB o SABER CERRADO trabalha junto com os diversos parceiros citados, desenvolvendo as seguintes atividades: 
  • Curso de ilícitos ambientais com apenados enviados pelo MPDFT;
  • Cursos de capacitação de professores para educação ambiental;
  • Eventos e atividades ambientais em datas específicas sobre o tema;
  • Trilhas ecológicas de EA.
Recebemos no CEA/PNB: Estudantes, professores, universitários, policiais, pesquisadores, visitantes e turístas de diversas partes do Brasil e do mundo e apenados do MPDFT aplicando palestras de EA e trilhas ecológicas educativas.

Links:




ORIGEM DO SABER CERRADO


O projeto SABER CERRADO, anteriormente denominado NEAM - Núcleo de Educação Ambiental foi criado no ano de 2011, se tornando em 2017 um dos seguimentos de educação ambiental do PREALG/BPMA/PMDF


TEATRO PORCO ESPINHO

De 2011 até 2013 a principal atividade do Saber Cerrado (NEAM) era de apresentações teatrais do “Teatro Porco Espinho” e palestras, todas essas atividades sempre com temáticas ambientais.



PRODUÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO



 A partir de 2014 a principal atividade deste núcleo passou a ser a produção de material gráfico para a educação ambiental infanto-juvenil, com mais de 120 páginas de desenhos e textos exclusivos produzidos pela equipe, originando o Almanaque de Educação Ambiental da PMDF com diversas Histórias em Quadrinhos, cartilhas, informativos, adesivos, jogos, atividades lúdicas, tirinhas e um RPG (Livro jogo) que podem ser baixados, impressos e distribuídos, desde que seja mantida a fonte (PMDF/BPMA/Saber Cerrado) e autorias do Sgt Ottoni (Desenhos, diagramação e textos) e Sgt Fabiano (Diagramação, cores e textos) no Blog www.protegenatura.blogspot.com.br além das apresentações de palestras. 



Link: 

MUSEU AMBIENTAL DA PMDF - PARCEIRA PREALG/BPMA/PMDF + IBRAM 


Em 2015 o Saber Cerrado (NEAM) firmou parceria com o IBRAM/DF – Instituto Brasília Ambiental e constituiu a sua nova sede no Parque de Águas Claras, aonde construiu em 2016 o Museu Ambiental da PMDF no Centro de Referência em Educação Ambiental do IBRAM/DF, a finalidade do Museu era de aplicar educação ambiental através de visitas guiadas de escolas, instituições e público em geral, trilhas ecológicas no parque e palestras ambientais naquele espaço.









PROJETO MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE LOBO GUARÁ DA PMDF



Em 2017 foi apresentado o projeto Museu Ambiental Itinerante Lobo Guará da PMDF, uma carreta com a missão de visitar todas as escolas públicas do DF, aplicando a educação ambiental para o público escolar, tendo neste veículo: 
  • Museu de animais taxidermizados; 
  • Cinema; 
  • Palestras; 
  • Jogos eletrônicos; 
  • Biblioteca.                                                                     
 Com todas essas atividades voltadas para a educação ambiental e que poderá substituir o Museu Ambiental da PMDF (que atualmente encontra se desativado). Este projeto ainda está em fase de apreciação.
Link:





 PREALG RETORNA PARA O BPMA




Ao final de 2017 o PREALG composto pelo Teatro Lobo Guará e o Curso de Guardiões Ambientais retorna do CPP/PMDF - Centro de Políticas Públicas da PMDF para o CPAm – Comando de Policiamento Ambiental, anexando o Saber Cerrado (NEAM), unificando assim as três frentes de trabalho da educação ambiental aplicada pela PMDF, numa mesma equipe.

Link: 

A partir de 2019, o Saber Cerrado (NEAM)/PREALG muda a sua base para o CEA/PNB – Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília e juntamente com todos os componentes do PREALG vem desenvolvendo uma forte parceria com o NEA/ICMBio/PNB – Núcleo de Educação Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade juntamente com a SEEDF – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, MPDFT - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, voluntários, estagiários e pessoal de apoio do PNB.

Essa parceria tem por objetivo o desenvolvimento da educação ambiental em todos os níveis, visando a preservação da fauna/flora e a redução dos ilícitos penais ambientais utilizando grande parte do potencial do Parque Nacional de Brasília, demonstrando na prática a importância do nosso bioma - o Cerrado com a sua grande biodiversidade e recursos hídricos da nossa região.


Links: 


TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO CEA/PNB


O Saber Cerrado/BPMA/PMDF, ICMBio e SEEDF no CEA/PNB atendem em média por ano, mais de 10.000 visitantes oriundos de escolas públicas e particulares, universidades, professores, pesquisadores e visitantes do parque, vindos de todas as cidades do DF de outros Estados e de diversos países, através de:

 Palestras de Educação Ambiental:

Aulas de campo;

Oficinas socioambientais;

Trilhas ecológicas;

Oficinas diversas de ARTE;
A equipe de policiais do PREALG, além dos atendimentos mencionados, também participam ativamente na realização de cursos oferecidos pelo NEA/ICMBio durante todo o ano: 
  •  Cursos Socioambientais de Ilícitos Ambientais; 
  •  Educação Ambiental para Educadores;
  •  Leitura no Parque;
  • Datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente em conjunto com a equipe de educadores ambientais do NEA/PNB - ICMBio e SEEDF
O Saber Cerrado só começou a contabilizar os seus atendimentos a partir de meados de 2016 e até os dias atuais já atendeu um público total de 37. 329 pessoas até o momento.




CFP VI NO CURSO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL NO PNB



Link do CFP VI/PMDF - Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Distrito Federal no Parque Nacional de Brasília para as instruções da matéria Policiamento Ambiental 




Links:



GRAFFITI AMBIENTAL NO CEA/PNB OFERECIDO PELO SABER CERRADO - PREALG/BPMA/PMDF






Links sobre a Arte do Graffiti produzido no CEA/PNB/ICMBio pela equipe do PREALG - SABER CERRADO:

Links:



EXPOSIÇÕES DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 

"FAUNA DO CERRADO NA ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" E "PMDF NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" 

Para divulgar parte do nosso trabalho, mais especificamente a parte de produção de material gráfico e o graffiti ambiental à serviço da Arte Educação Ambiental oferecida pela pelo projeto Saber Cerrado - PREALG/BPMA/PMDF, foi organizado a exposição "Fauna do Cerrado na Arte Educação Ambiental" pelo Sgt Ottoni, responsável pela Arte do desenho e graffiti ambiental no PREALG. Esta exposição contou com a visitação de centenas de crianças de diversas escolas públicas do DF. 








MEDALHA "PARCEIROS DE ESCOLA"




Em Novembro de 2018, três representantes de cada projeto do PREALG - Teatro Lobo Guará, Guardião Ambiental e Saber Cerrado - receberam a medalha "Parceiros da Escola" oferecida pela SEEDF - Secretaria de Educação do DF em reconhecimento á todo serviço prestado às escolas públicas e particulares na aplicação da educação ambiental oferecida pela PMDF através do BPMA. 


Link :


O BPMA/PMDF e o PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA


O BPMA - Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o Parque Nacional de Brasília
O fato do Saber Cerrado estabelecer a sua base no Parque Nacional de Brasília foi apenas um retorno às origens do BPMA/PMDF (Batalhão de Polícia Militar Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal) aos seus primórdios: 

Em 1987 um pequeno grupamento da Polícia Montada foi destacado para fazer o policiamento no PNB, e esse foi apenas o embrião do que viria a ser a Polícia Militar Ambiental do DF com a criação em 1988 da CPFLO – Companhia de Policiamento Florestal que em 2003 passou a ser denominada CPMA - Companhia de Policiamento Militar Ambiental e finalmente em 2010 se tornou o BPMA – Batalhão de Policiamento Militar Ambiental, ou seja, depois de 32 anos o BPMA retorna ao PNB pela proteção do nosso Cerrado.




Matéria: Sgt. Ottoni

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

ESCOLA CLASSE SANTA HELENA - Escola referência em Educação Ambiental no DF

EM PARCERIA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA NA PARCERIA (ICMBio + PMDF + SEEDF + MPDFT)


Algumas atividades da Educação Ambiental no Parque Nacional de Brasília 

    A EA - Educação Ambiental deve ser aplicada nas escolas desde os anos iniciais, para que crianças e jovens estudantes se tornem adultos ambientalmente conscientes, tornando se assim, aliados na luta diária pela proteção e preservação do meio ambiente, evitando também que esse público venha a se envolver ou cometer crimes ambientais. 



    A EA é um instrumento extremamente poderoso para as mudanças de atitudes dos cidadãos de hoje e do amanhã, frente ao trato com o meio ambiente.


    Aplicar a EA não formal através das Artes - A "Arte Educação Ambiental (Cênicas e Plásticas)" é a principal missão do PREALG/BPMA/PMDF (Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Ambiental do DF) em seus três projetos que atuam em escolas públicas e particulares, eventos governamentais e ambientais em todo DF e no Parque Nacional de Brasília. 
    A utilização das Artes para aplicar EA, tem a intenção de tornar o ensino e aprendizado dessa disciplina, muito mais interessante e atrativo para os estudantes.

Parque Nacional de Brasília - NEA (Núcleo de Educação Ambiental) recebendo escolas.

  Entre esses três projetos do PREALG está o “Saber Cerrado” que atua na parceria de EA no NEA/PNB/ICMBio - Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília (parceria entre ICMBio + PMDF + SEEDF + MPDFT) que acontece nesse espaço, dentro do PNB que também é a base do PREALG. 

Parte da equipe do Saber Cerrado em atividade de troca de experiências de EA no PNB com a ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal

ESCOLA SANTA HELENA - Referência em Educação Ambiental    
    O projeto “Saber Cerrado” no ano de 2022, esteve  envolvido em diversos projetos de Arte Educação Ambiental com a ECSH - Escola Classe Santa Helena, uma escola do campo, localizada na região rural de Sobradinho.

Professoras da ECSH na escola com equipe "Saber Cerrado" e a equipe de EA da SEEDF (do PNB)

    Essa escola continuamente vem sendo destaque na Educação Ambiental na SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do DF) e esse envolvimento se deu devido às inúmeras atividades envolvendo EA entre a ECSH e os diversos parceiros intitucionais que trabalham no NEA/PNB. 


   Essa posição como referência em EA da ECSH também foi percebida pelos componentes da parceria (ICMBio + PMDF + SEEDF). 
    É notório que a referida escola alcançou esse título, porque ali no ambiente escolar e nas atividades de EA no PNB, nota-se nitidamente o total envolvimento de professores e estudantes com as temáticas ambientais, abordadas durante todo o ano letivo. 


Atividades da ECSH no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília

1. Exposições de Arte Educação Ambiental - Dos estudantes em uma das galerias do NEA/PNB resultado do projeto "Leitura no parque" do NEA/PNB/ICMBio; 


2. Trilhas ecológicas educativas - Trilha da Capivara e Ilha da meditação; 

3. Palestras de Educação Ambiental - No NEA e em espaços abertos do PNB, Projeto Leitura no Parque - cartaz de 2023;

4. Atividades aquáticas - Nas piscinas naturais do PNB; 

5. Apresentação do Teatro Lobo Guará/PREALG - No prédio do NEA/PNB;


Atividades desenvolvidas no ambiente escolar da ECSH: 

1. Apresentações do Teatro Lobo Guará ;

2. Palestras de Educação Ambiental - Da EA da SEEDF/NEA/PNB; 

3. Montagem e apresentação do Estande de Arte Educação Ambiental - Do projeto Saber Cerrado  (PREALG/BPMA/PMDF);

4. Palestras de Arte Educação Ambiental - A arte do Graffiti versus o crime ambiental de Pichação/ Estande de EA (Do projeto Saber Cerrado)


5. Concurso e exposição de desenhos ambientais - Tema: Fauna e flora do Cerrado (Com a participação de todos os estudantes da escola, expondo desenhos nas paredes externas de cada sala - proposto pelo projeto Saber Cerrado e desenvolvida pelos professores da ECSH)


7. Graffiti ambiental coletivo - Envolvendo estudantes da escola para a criação de um painel ambiental na quadra de esportes da escola (Proposto pela ECSH e executado pelo projeto Saber Cerrado com os estudantes e professores)




Abreviações utilizadas:
 
EA - Educação Ambiental;
ECSH - Escola Classe Santa Helena;
SEEDF - Secretaria de Estado de Educação do DF;
ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; 
PMDF - Polícia Militar do Distrito Federal BPMA; 
BPMA - Batalhão de Polícia Militar Ambiental; 
PREALG - Programa de Educação Ambiental Lobo Guará;
EA - Educação Ambiental; 
NEA - Núcleo de Educação Ambiental;
PNB - Parque Nacional de Brasília;
ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Dustrito Federal



ENTREVISTA


A professora Fernanda Demonte Moreira da Escola Classe Santa Helena, é formada em pedagogia com pós graduação lato sensu em psicopedagogia, educação de surdos, a arte de contar histórias e educação infantil.

Ela atua no ensino fundamental 1 na SEEDF há mais de 20 anos e trabalha na ECSH há 6 anos.


1. Há quanto tempo a ECSH está envolvida com EA? Hoje podemos afirmar que a ECSH é uma escola referência em EA no DF?


Desde que o PROEITI (Projeto de Educação Integral em Tempo Integral) foi implantado na escola em 2014. Contudo, o trabalho ganhou força e visibilidade a partir das parcerias realizadas em 2022 com o PNB (NEA/PNB/ICMBio, PREALG/BPMA/PMDF e EA/SEEDF).

Acredito que hoje podemos dizer que a ECSH é uma referência em EA no DF, pois além de continuarmos com as parcerias criadas e dos trabalhos desenvolvidos, constantemente buscamos palestrantes que abordem o tema Cerrado, também realizamos passeios ao zoológico e na região da Rota do Cavalo, devido ao fato de sermos uma escola do campo.

A Professora Luzinete Ribeiro de Souza Rodrigues, da sala de leitura, também realizou no ano de 2022 um trabalho fantástico sobre reciclagem, focando nos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).




2. Qual é a importância da EA para os professores e estudantes da ECSH na vida em comunidade?


Primeiro que ao desenvolvermos ações voltadas para a EA, estaremos formando cidadãos conscientes da importância de se preservar a fauna e flora do nosso Cerrado, assim como nosso bioma (com extensa biodiversidade). Além disso, trabalhamos com outros temas que também são fundamentais, como: água, dengue, reciclagem, cidade, campo, etc.

O que se percebe é que existe todo um engajamento dos professores ao se trabalhar com EA e que as transformações vão acontecendo em cadeia, pois começa desde o planejamento, até o momento em que as crianças repassam o que aprenderam para os seus familiares e amigos.



3. A comunidade se envolve nesses projetos? De que forma? E qual impacto dessas ações nessa comunidade?


Sim. Constantemente envolvemos as famílias nos projetos da escola, propondo concursos de trabalhos com materiais recicláveis. Esses trabalhos possibilitam uma maior interação da família com o estudante e a escola, o repasse de conhecimentos e informações, além da valorização e engajamento de todos em torno de ações e objetivos comuns.

    Podemos citar como exemplo o pai de um dos nossos alunos, o artista Wailer Runivan Amorim Dias, que presenteou o NEA/PNB com uma escultura ambiental de sucata de ferro velho, lembrando a seriema, uma das muitas espécies do Cerrado. Essa obra está hoje exposta no NEA/PNB.    



4. Quanto tempo a ECSH está envolvida com o NEA/PNB? Existem planos para o futuro na continuidade da parceria?


Já faz dois anos que estamos nessa parceria e queremos

que permaneça por muito tempo, pois tem sido um

trabalho fantástico e tem feito muita diferença na vida dos

nossos alunos.


5. Houveram impactos e mudanças significativas aparentes nas atitudes ambientais dos estudantes da ECSH frente ao meio ambiente, escola e casa desses estudantes? Os pais comentaram algo? (depois do envolvimento e de desenvolvimento de diversos projetos conjuntos de EA com o NEA/PNB)?


Sim. Os impactos foram extremamente positivos e significativos, pois no próprio ambiente escolar, as crianças evitam jogar lixo no chão, estão sempre de olho quanto ao desperdício de água, sabem da importância da reciclagem e, dos cuidados com as plantas e os animais, dentre outras medidas e ações que percebemos na maneira como se posicionam frente às questões que acontecem em seu dia a dia.

Os alunos também estão constantemente ajudando no combate ao mosquito da dengue, observando suas residências e solicitando aos pais que também fiquem atentos, evitando água parada.

   Muitos pais elogiam o trabalho que tem sido desenvolvido pela escola e quando solicitada a participação da família, existe realmente um envolvimento e empenho por parte de todos. Além disso, quando é feita a visitação ao PNB, podemos dizer que 99% dos pais autorizam seus filhos (nossos estudantes) a participarem desse momento que é único e de muito aprendizado.


6. E sobre o envolvimento da ECSH com o projeto Saber Cerrado do PREALG/BPMA/PMDF (através do NEA/PNB)? Houve impactos e mudanças significativas nas atitudes ambientais dos estudantes da ECSH frente ao meio ambiente, escola e casa desses estudantes? Os pais comentaram algo?


Com certeza, os alunos amaram o Teatro Lobo Guará e as suas apresentações (na escola e no PNB) e todo o trabalho desenvolvido em torno das temáticas sobre EA. Foram feitos diversos comentários/relatos por parte dos alunos que ficaram bastante atentos a tudo que estava sendo falado e encenado. Os pais ficaram bastante agradecidos por tudo, e todas as atitudes bem como os impactos já mencionados na questão anterior, também são fruto desse trabalho.



7. Existe algo relevante que a senhora queira comentar sobre todo trabalho de EA desenvolvido no ano de 2022?


Sim. Não dá para colocar em palavras o quanto esse trabalho foi extremamente relevante para a vida dos nossos alunos e seus familiares. Houve total entrega e envolvimento de cada um que esteve engajado nesse projeto, as parcerias desenvolvidas foram de excelência e o trabalho foi de uma riqueza imensurável.

Gostaria de destacar aqui também o trabalho sobre graffiti, que também teve um impacto muito grande na vida dos nossos estudantes e familiares, pois os alunos passaram a valorizar a arte desenvolvida pelos grafiteiros e combater a pichação (que é um crime ambiental). Com certeza vão crescer respeitando o patrimônio público e os bens particulares, sabendo dar o devido crédito e valor às pessoas que fazem arte com o seu graffiti.




Link do vídeo Educa DF no Instagram sobre o Projeto Leitura no Parque (NEA/PNB/ICMBio) no PNB e a EA na ECSH:




Conclusão


    Todos os trabalhos de Educação Ambiental desenvolvidos no ano de 2022 (tanto no PNB, quanto no ambiente escolar) através do total envolvimento entre os parceiros ECSH + NEA/PNB/ICMBio + PREALG/BPMA/PMDF + EA/SEEDF, foram vitoriosos e conseguiram alcançar todos os objetivos desejados.

    O trabalho em conjunto, a parceria entre tantos órgãos públicos, o envolvimento e entrega de todas as professoras, estudantes e suas famílias, foram a mola propulsora para o sucesso dessa "caminhada ambiental" do bem, rumo à proteção e preservação da natureza com foco no nosso bioma - O Cerrado, através da Educação Ambiental e de muita Arte.

    E mais uma vez afirmo aqui: - A Arte Educação Ambiental Salva !!! - A Arte Educação Ambiental tem relação direta com: O Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde, evita tragédias ambientais como incêndios e outros...porque ela ajuda a proteger e preservar o meio ambiente, evita que crianças e jovens se envolvam com crimes ambientais, evita a dengue e outras doenças, evita incêdios...ou seja, a educação ambiental é essencial para que a vida melhore e prossiga em equilíbrio perfeito nesse nosso Planeta Vivo.


Para saber mais sobre o PREALG acessem os links:



Graffitis Ambientais






Saber Cerrado

http://protegenatura.blogspot.com/2019/08/historico-do-saber-cerrado-antigo.html?m=0


Teatro Lobo Guará 

Guardiões Ambientais 

Histórico PREALG 

PMDF no PNB 




Matéria: 2º Sgt. Ottoni