sábado, 24 de agosto de 2019

PARCERIA ICMBio + PMDF/BPMA + SEEDF NO CEA/PNB - CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA


PRINCIPAIS ATIVIDADES NA PARCERIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ICMBio + PMDF/BPMA + SEEDF no CEA/PNB

A parceria no Parque Nacional de Brasília  entre as  instituições  ICMBio + PMDF/BPMA + SEEDF no CEA/PNB - Centro de Educação Ambiental e que contam também com outros parceiros fundamentais para o desenvolvimento da educação ambiental no DF, entre eles MPDFT, voluntários, estagiários e pessoal de apoio do PNB, desenvolvem diversas atividades de educação ambiental, utilizando todo o espaço interno de 1.000 metros quadrados do prédio que oferece:
 4 Galerias -  Para palestras e aulas de educação ambiental...
...e para exposições de Artes (fotos, pinturas, desenhos, esculturas e artefatos arqueológicos) sempre com a temática voltada para o Meio Ambiente, prestigiando sempre o nosso Cerrado. 
 2 Maquetes do Parque Nacional de Brasília - Para que os visitantes tenham ideia da imensidão do seu território de mais de 42.000 hequitares e de toda a sua importância para a nossa região. Um comparativo curioso é mencionar que a barragem de Santa Maria, que fica dentro do PNB, é tão grande quanto uma das asas do Plano Piloto/Brasília.

Sala Quaresmeira - Para palestras e reuniões importantes que discutem e ensinam sobre a preservação e proteção do nosso maior bem - A natureza.

Auditório - Aonde acontecem grande parte dos cursos de educação ambiental oferecidos pelo NEA/PNB-ICMBio com o apoio dos parceiros PMDF/BPMA e SEEDF.

Áreas externas


Utilizamos também  todo potencial oferecido pelo PNB na área de uso público, com atividades que colocam os nossos visitantes em contato direto com o Cerrado, fazendo-os enxergar na prática, toda a importância do nosso bioma para a manutenção da vida. Nas áreas externas temos as seguintes atrações/atividades:
Trilha da Capivara

Ilha da meditação 

Riachinho

Trilha Cristal Água 

Piscinas (Pedreira e Areal) - O local mais visitado do PNB !

O chuveiro eterno !!! Que nunca desliga...

Labirinto 



Atendimentos 

Atendemos visitantes oriundos de:

Escolas públicas e particulares;

Universidades;

Professores e pesquisadores;

Visitantes do parque, vindos de todas as cidades do DF de outros estados e de diversos países.

Cursos 



  • Cursos Socioambientais de Ilícitos Ambientais; 
  •  Educação Ambiental para Educadores; 
  •  Projeto "Leitura no Parque"; 
  • Oficina de desenho e palestra sobre o crime ambiental de pichação e a arte do graffiti.                                                                                                                                                      Eventos comemorativos 
    Datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente em conjunto com a equipe de educadores ambientais do NEA/PNB - ICMBio +PMDF/BPMA + SEEDF  

  • O NEA/PNB - ICMBio juntamente com a PMDF/BPMA e SEEDF respiram Educação Ambiental todos os dias!!!

    ICMBio + PMDF/BPMA + SEEDF

    Grande parceria de sucesso entre instituições extremamente preocupadas com as questões ambientais

     Parte da equipe da  PMDF/BPMA - PREALG  com o Presidente do ICMBio, Coronel Homero de Giorge Cerqueira, ex Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo e a diretora do PNB com funcionários do parque.



    Reunião de trabalho dos parceiros do CEA/PNB

     Sempre na trilha pela Educação Ambiental 



    O PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 


     Criado em 29 de novembro de 1961, o Parque Nacional de Brasília  possui uma área de 42.389,01 hectares e abrange as regiões administrativas de Brasília-DF, Sobradinho- DF e Brazlândia-DF e o município goiano de Padre Bernardo.

     O PNB - Parque Nacional de Brasília, já na sua criação, foi considerado uma "Instituição educacional para educar o povo nas práticas conservacionistas e servir para a preservação de material básico para estudos e pesquisas".

    Ezechias Heringer (1961), cientista botânico e propositor da criação do Parque Nacional de Brasília
    Principais motivos que levaram à criação do Parque Nacional de Brasília:
    - Área é coberta por flora típica do Cerrado e grande riqueza de fauna
    - A topografia apresenta características verificadas somente na região, como penhascos de arenito e cavernas de origem calcária
    - Existência de inúmeras nascentes de águas cristalinas
    - Proteção das principais bacias responsáveis pelo fornecimento de água potável à Brasília
    - Favorecimento ao equilíbrio das condições climáticas 
    - Possibilidade de práticas de educação conservacionista 

    Se o Parque Nacional de Brasília que tem uma reserva enorme de fauna e flora do Cerrado (com uma biodiversidade gigantesca!) e mais de 200 nascentes que desaguam diretamente na barragem de Santa Maria (que fica no seu interior) e é responsável pelo abastecimento de água de 20% da população do DF e do Lago Paranoá não tivesse sido criado em 1961, hoje a nossa região com certeza estaria sofrendo graves consequências da sua falta, por este motivo, temos um grande compromisso de proteger e preservar esta reserva tão importante para o DF, o Brasil e o mundo !!! 

    Nova configuração do PNB a partir de 2006


    Para saber mais sobre o Parque Nacional de Brasília e as suas principais atrações acesse o site do ICMBio www.icmbio.gov.br , mais especificamente o link: http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/213-parque-nacional-de-brasilia.html




    "O MEIO AMBIENTE É O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO, PROTEGÊ-LO É A NOSSA MISSÃO !!!"   BPMA/PMDF

    Texto Sgt Ottoni mais acervo do PNB, Site do ICMBio 


    tEXT

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário