domingo, 23 de junho de 2019

PARCERIA DE SUCESSO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIIA – ICMBio/PMDF/SEEDF


ICMBio + PMDF + SEEDF TRABALHANDO JUNTOS PELO MEIO AMBIENTE 


No dia 11 de janeiro de 2019 a equipe do PREALG/CPAm/PMDF (Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Comando de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Distrito Federal) chegava ao CEA/PNB (Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília) para darmos início a uma parceria com a equipe da educação ambiental do PNB/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que também já contam com a ajuda importantíssima do MPDFT - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, voluntários, equipes de apoio e estagiários.








Pouco tempo depois, chegava também a equipe de educação ambiental e patrimonial da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) para se juntar a este trabalho tão importante pela natureza.


Nesses quase 6 meses de parceria já vitoriosa, constatamos na prática que essa união de instituições com o mesmo objetivo de preservação e proteção do meio ambiente, através da educação, só fortalece cada dia mais a nossa luta pela natureza através de diversas ações educacionais pelo meio ambiente, histórias de sucesso e novas amizades que temos colhido através das atividades que desenvolvemos em conjunto no CEA/PNB com a ajuda indispensável de cada componente que aqui trabalha.




Visita ilustre do Presidente do ICMBio Coronel Homero de Giorge Cerqueira, ex Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo ao Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília.






Utilizando grande parte do potencial educacional nas áreas de uso público que esta reserva tão importante de Cerrado pode nos oferecer, desenvolvemos diversas atividades com professores, universitários, estudantes de escolas públicas e particulares, escoteiros, instituições, visitantes e apenados da justiça.

A seguir algumas dessas atividades:


Escoteiros na Maquete do Parque Nacional de Brasília

Curso de educação ambiental para os Professores da SEEDF

 Palestra sobre o PNB para estudantes da UnB  

 Palestra sobre a Educação Ambiental na PMDF através do PREALG/CPAm/PMDF 



 Recepção dos Professores da SEEDF 





 150 estudantes de ensino médio do Centro Educacional Gesner Teixeira do Gama seguindo para as trilhas ecológicas




Trilha da Capivara - entrada e interior 




Entrada do Labirinto Ambiental



Interior do Labirinto Ambiental


Riachinho com estudantes da Disciplina Educação Ambiental da Faculdade de Educação da UnB




Visitando a  Ilha da meditação



Experiência de replantio do Cerrado



Piscina pedreira com os Professores e os Estudantes




Componentes das equipes numa expedição na Barragem de Santa Maria com um presente do Céu



APLICAÇÃO DIDÁTICA DO PAINEL DE GRAFFITI
Relato do Sgt. Ottoni - autor da obra


Estudantes do curso "Guardiões Ambientais" numa conversa sobre graffiti


O painel de Arte Educação Ambiental:" Casal de Lobos Guará" que fiz no PNB - Parque Nacional de Brasília, além de sinalizar que ali funciona o Centro de Educação Ambiental, homenageia também o nosso Cerrado, a nossa parceria mais que vitoriosa com o ICMBio e SEEDF, nosso mascote Lobo Guará e a nossa equipe do PREALG. Essa Arte que foi um presente da nossa equipe para o PNB, tem também uma função didática para falarmos sobre o crime ambiental de pichação, que pode levar crianças e jovens a se envolverem com gangues, criminalidade, violência, drogas, vandalizando e destruindo patrimônios públicos e privados, além de gerar poluição visual em nossas cidades.
          Apesar de utilizarem a mesma ferramenta - o spray - Pichação é crime, Graffiti é arte...e sempre convido todos os estudantes a seguirem o caminho da Arte que tem esse poder transformador, por este motivo sempre digo: A Arte Salva !!!! Arte Sempre !!!!
          Além de tudo isso, quando tiverem oportunidade de verem esse painel ao vivo, tentem decifrar as mensagens subliminares que está contida nesta imagem sobre a humanidade e a suas ações perante a natureza. 





































 Oficina de desenho

Números de atendimentos do PREALG em 2019 (até o momento)

Teatro Lobo Guará
21.836

Curso de Guardiões Ambientais
615 estudantes em 11 escolas.

Saber Cerrado
5.261

Total de atendimento 2019 (até o momento)
27.712




O Autor do Painel com o nosso mascote e herói da natureza, principal personagem do teatro Lobo Guará

O Pôr do sol no Parque Nacional de Brasília 

Todo este trabalho em equipe, com a união das três instituições, só reforça a nossa luta constante pelo meio ambiente e pelo futuro da humanidade, que sem a natureza não terá condição nenhuma de continuar a existir.
Pretendemos com este árduo trabalho de educação e conscientização ambiental, mudar as atitudes das atuais e próximas gerações que com certeza tratarão a mãe natureza e todos os recursos que ela nos oferece, com muito mais carinho e atenção, protegendo-a e preservando-a e desta forma, a qualidade de vida estará garantida no futuro.





Matéria 
SGT. Ottoni
PREALG/CPAm/PMDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário