Contato: Agende sua visita

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 27 de julho de 2020

CONHECENDO O SARUÊ

Gambá-de-orelha-preta

A ideia da matéria a seguir é de conscientizar os moradores de todo DF sobre a importância do Saruê na natureza e a manutenção do mesmo em locais aonde este possa estar morando, pois essa espécie faz controle natural de outros seres que podem representar perigo para toda família, principalmente para as nossas crianças. 
O BPMA/PMDF resgata diariamente centenas de animais silvestres em todo DF, sendo o Saruê responsável por um grande número dessas chamadas, com solicitação de resgate de fauna em residências, chácaras, sítios e fazendas. 
E o que a maioria das pessoas não sabem é que ele é um grande aliado do ser humano, pois come diversos insetos, aranhas, baratas, escorpiões, roedores e cobras, isso quer dizer que os locais aonde esse animal habita, provavelmente estará livre de qualquer acidente envolvendo essas espécies, que muitas vezes podem causar grande sofrimento em suas vítimas e familiares e até o óbito de pessoas diretamente atingidas. 
O Saruê é na verdade um grande herói que pode nos livrar de grandes problemas em nossas vidas, evitando esses possíveis acidentes. 
Por este motivo fica aqui o nosso  apelo, para que quando se depararem com um saruê, não maltratar e nem matar esse nosso pequeno herói da natureza, pois além de ser crime ambiental, ele só faz o bem...como pode ser visto nos vídeo a seguir:


 Além do DF, esperamos que essa mensagem pela proteção do saruê chegue em todo Brasil (nos locais aonde ocorrem essa espécie), Argentina e Paraguai para que todos se conscientizem da importância desse nosso herói.

Pensando também neste aprendizado, nós do Projeto SABER CERRADO do PREALG/BPMA/PMDF criamos um informativo bem divertido de Educação Ambiental para que nossos jovens e crianças respeitem e valorizem esses pequenos animais quando se depararem com o mesmo.
CAPA E CONTRA CAPA

Páginas 01 e 02
Este informativo poderá ser impresso em papel A4 frente e verso sendo a capa de costas para a página 01 e a contra capa de costas para a página 02 

Segue as ordem:
Capa 

Página 01

Página 02

Contra capa 


Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGambá-de-orelha-preta
Didelphis aurita photo-Christian Roger Dockhorn.JPG
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Infraclasse:Marsupialia
Ordem:Didelphimorphia
Família:Didelphidae
Subfamília:Didelphinae
Género:Didelphis
Espécie:D. aurita
Nome binomial
Didelphis aurita
Wied-Neuwied1826
gambá-de-orelha-pretasaruê ou sarué[1] (Didelphis aurita) é uma espécie de gambá que habita o BrasilArgentina e Paraguai.
Podendo atingir 60 a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,6 kg, alimenta-se praticamente de tudo o que encontra: insetos, larvas, frutas, pequenos roedores, ovos, cobras, escorpiões, etc. Apresenta duas camadas de pêlos, uma interna como uma espécie de lanugem de coloração ferrugínea e outra externa de pêlos longos de cor cinza ou preta. Barriga e cabeça cor de ferrugem e com marcas distintas de cor preta e ferrugíneas sobre a fronte, com orelha de cor preta e desnuda, inspirando seu nome popular. Possui uma glândula que exala odor desagradável na região do ânus. A fêmea possui no ventre o marsúpio, bolsa formada pela pele do abdômen onde encontram-se 13 mamas.
Na gestação de cerca de 13 dias a fêmea tem oito filhotes, que ficam presos nas tetas da mãe por três meses, podendo dar duas crias por ano. Abriga-se em ocos de árvores, entre folhas, ninhos de aves e forro de residências. Excelente escalador de árvores. É considerado ótimo controlador de populações de roedores e dispersores de sementes. Habita florestas, regiões cultivadas e áreas urbanas em toda a Mata Atlântica e restinga brasileira, ocorrendo também no norte do Rio Grande do Sul. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre





Matéria: Sgt Ottoni e coolaboradores ambientais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário