sábado, 16 de novembro de 2019

CFP VI NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA


FORÇAS UNIDAS PELO MEIO AMBIENTE

Aconteceu entre os dias 11 e 14 de Novembro de 2019, parte das instruções da matéria - Policiamento Ambiental no DF no PNB - Parque Nacional de Brasília, aonde 760 novos policiais militares do CFP VI da PMDF - 6° Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Distrito Federal, foram recebidos pelo Presidente do ICMBio e a Chefe do PNB.



Seguindo na parceria entre ICMBio, PMDF e SEEDF na educação ambiental aplicada em conjunto por esses três órgãos no NEA/PNB - Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília, administrado pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 
O Presidente do ICMBio, Coronel Homero Cerqueira juntamente com a Chefe do Parque Nacional de Brasília Juliana de Barros Alves, foram os responsáveis pela abertura das atividades do curso, nesta ocasião o Presidente do órgão relembrou os 35 anos de história da sua vida profissional na Polícia Militar de São Paulo e como Comandante da Policia Militar Ambiental daquele Estado e de toda importância do trabalho policial na proteção e preservação da natureza no combate aos crimes ambientais.
A Chefe do PNB destacou a importância do trabalho em conjunto das duas forças na fiscalização das áreas do PNB e demais Unidades de Conservação do DF, que hoje representam quase 80 % de todo o nosso território.

O PREALG/BPMA/PMDF homenageou o Presidente do ICMBio  com uma camiseta do PREALG - Programa de Educação Ambiental Lobo Guará que está sediado no NEA/PNB e uma tela da exposição "Fauna  do Cerrado na Arte Educação Ambiental" que aconteceu na Universidade Católica de Brasília.


O Presidente do ICMBio ofereceu um prêmio para estimular os alunos do CFP VI para que se esforçassem ao máximo na matéria de Policiamento Ambiental. O primeiro colocado, o 01 das provas, ganhará uma viagem para o Parque Nacional de Fernando de Noronha. 




Instruções:  Áreas protegidas ministradas pela Chefe do PNB - Juliana, Professor José Delvinei Santos, Professor Eric Barbosa (SEEDF) e Sgt. Ottoni (PREALG/BPMA/PMDF) e Educação Ambiental pelo Chefe do NEA - Giorgenes, Helena (Voluntária do NEA/PNB), Sub Leandro (PREALG/BPMA/PMDF) e Ten Natanael (Subcoordenador do curso) no apoio da atividade proposta na Trilha da Capivara.


Giorgenes (ICMBio) e Sub Leandro (PREALG/BPMA/PMDF) e Professora Helena (Voluntária do NEA/PNB) ministrando as instruções de Educação Ambiental na prática para os novos Policiais Militares do Distrito Federal.





Marcha de 5 Km
Na Marcha de 5 Km com aula prática de campo com os educadores ambientais Enrique Mieza (ICMBio) e Sgt. Ottoni (PREALG/BPMA/PMDF). Todos os instrutores do curso estiveram presentes nessa atividade na Trilha Cristal Água.



Instruções sobre Fauna ministradas pela Sd. Evelize (PREALG/BPMA/PMDF) e Jorge (ICMBio) no Auditório do NEA/PNB/ICMBio.




Aulas de Ecologia com o Sd. Maciel (PREALG/BPMA/PMDF) e Enrique (ICMBio) nos bancos em frente ao NEA/PNB/ICMBio.

Em todas atividades oferecidas no curso, todos os parceiros tiveram momentos de fala, durante as instruções para demonstrar a sinergia entre os 3 órgãos juntos na proteção e preservação da natureza.
Durante os 4 dias de instruções que aconteceram no período de 6:30 as 18:30, recebemos 180 alunos por dia, divididos em 4 painéis com duração de 1 hora cada de 8:00 a 12:00, dando a oportunidade de que todos os pelotões formados por 45 alunos passassem por todos painéis.
No período matutino aconteceram as instruções de: Educação Ambiental, Ecologia, Áreas Protegidas e Fauna contando com a participação dos parceiros do ICMBio e SEEDF, além dos Policiais Militares Ambientais integrantes do PREALG  dos projetos Saber Cerrado e Guardiões Ambientais, subcoordenação do curso e voluntários tanto da PMDF, quanto do CEA/PNB/ICMBio.


Instrução de Educação Ambiental na Trilha da Capivara com o Sub. Leandro (PREALG/BPMA/PMDF) e Giorgenes (ICMBio) com apoio do Subcoordenador do curso Ten. Natanael (Batalhão Rural) e Helena (Voluntária do PNB)
Alunos do CFP VI seguindo para a Marcha de 5 Km na Trilha Cristal Água.
Instrução Áreas Protegidas com uso das maquetes do Parque Nacional - Professor José Delvinei Santos e Professor Eric  Barbosa (SEEDF)
CEA/PNB/ICMBio 


Ilha da meditação - Na instrução de Ecologia - Sd. Maciel (PREALG/BPMA/PMDF) e Enrique (ICMBio)
Na parte da tarde tivemos apenas 2 atividades: Marcha de 5 Km mais atividades aquáticas nas piscinas da Água Mineral. Com essas atividades acontecendo de 14:00 as 17:00.
A ideia de se trazer o CFP VI para dentro do Parque Nacional de Brasília com as instruções de Policiamento Ambiental, foi para que os novos policiais militares percebam toda importância daquele espaço para o DF e para todo Brasil, sendo também o PNB, o local aonde se originou a Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal no ano de 1987 com a criação da CPFLO em 1988.
Esperamos que esses novos policiais se tornem nossos aliados na proteção e preservação do meio ambiente e do bioma Cerrado que é essencial para a manutenção hídrica de todo território nacional, além de toda biodiversidade e riqueza da nossa região.
A causa ambiental é de todos, pois o planeta Terra é a nossa casa.



Links sobre o CFP VI no PNB:

SitePMDF: http://www.pmdf.df.gov.br/index.php/institucionais/25671-policia-militar-do-distrito-federal-leva-educacao-ambiental-aos-alunos-do-cfp-vi

Site ICMBio: https://bit.ly/35cFbHR



Matéria: Sgt. OTTONI

3 comentários:

  1. Parabéns a todos colaboradores por essa iniciativa desse curso, defender o meio ambiente é um dever de todos, mas capacitar pessoas adequadas para proteger a nossa fauna e flora é a melhor maneira de combater e proteger a natureza! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  2. Gives you the best website address I know there alone you'll find how easy it is. Taurus

    ResponderExcluir