Contato: Agende sua visita

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 10 de setembro de 2019

ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

No dia 11 de Setembro comemoramos o dia do Cerrado, bioma de extrema importância para todo o Brasil, porque faz a ligação entre todos os outros 4 biomas do nosso país e é um grande responsável pelo abastecimento de água de todo território nacional, pois, diversas bacias hidrográficas nascem aqui em nossa região.
Preservar e proteger o Cerrado é uma obrigação de todos, pois sem ele com certeza faltará água aqui e em diversas partes do território nacional.
Pensando nisso o PREALG/BPMA/PMDF - Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Batalhão de Polícia Militar Ambiental da PMDF juntamente com os parceiros ICMBio, SEEDF, MPDFT, voluntários, estagiários e pessoal de apoio no CEA/PNB - Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília, utilizam diversos meios para que a proteção do Cerrado aconteça de fato e uma delas é a Arte Educação Ambiental.
A Educação Ambiental hoje é uma das “armas” mais poderosas para ensinar a preservar e proteger o meio ambiente, ela tem o poder de levar o conhecimento sobre toda a importância da natureza para a continuidade da vida na Terra e de mudar pequenas atitudes dos seres humanos que podem redefinir novos rumos, ao invés da destruição da fauna, flora e de todos os recursos naturais que hoje é uma realidade alarmante em todo o nosso planeta.  
A Arte Educação é um outro meio de melhorar o ser humano como componente atuante na comunidade mundial, através das Artes e de suas práticas, utilizando como ferramenta, todo o potencial criativo inerente em todos nós.
Unificando Arte Educação + Educação Ambiental temos uma terceira ferramenta, a Arte Educação Ambiental que funde as duas disciplinas para as mudanças positivas que são tão urgentes na atual conjuntura terrestre sendo trabalhadas artisticamente.
O Painel de arte  ambiental "Casal de Lobos Guará" além de ter sido um presente do PREALG para coroar a parceria ICMBio + PMDF/BPMA + SEEDF na Educação Ambiental aplicada no CEA/CV - Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília, sinalizando também que ali naquele local, acontecem diversas atividades voltadas para esta disciplina tão importante para a proteção e preservação do meio ambiente. 
Tem também a função pedagógica para ensinar jovens e crianças à respeito da arte do graffiti, com mini oficinas de desenho e uma palestra bem ilustrativa  sobre o tema, discorrendo também sobre o crime ambiental da pichação... 
...que possuem em comum, a utilização da mesma ferramenta - o spray - Que pode ser utilizado tanto para criar uma obra de arte, quanto para praticar um crime.
O importante de se "tocar" sempre nesses dois assuntos - "Graffiti X Pichação - Arte X Crime" é para alertar sobre todas as problemáticas advindas para a vida de jovens ou crianças que porventura venham a se envolver com este tipo de crime (Pois a pichação é apenas a porta de entrada para o envolvimento com gangues, drogas, tráfico de entorpecentes, crimes, vícios, fama negativa, violência e morte) em contraponto ao graffiti (Que pode proporcionar ao seu praticante: Fama, satisfação pessoal, profissional e reconhecimento).
Além de cumprir essas diversas funções, o referido painel acabou se tornando também, mais um ponto de encontro no PNB para os visitantes (Principalmente professores e estudantes) para tirarem fotos...
 ...dentre outros tantos pontos de extrema importância que existem perto do CEA/PNB e que também são incessantemente utilizados para aplicação da educação ambiental de alta qualidade no DF, tanto na prática quanto na teoria.
























Matéria: SGT Ottoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário