terça-feira, 7 de setembro de 2021

MAI/PMDF - MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE DA PMDF VERSÃO 2022 e 2017

MAI/PMDF -  MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE DA PMDF   VERSÃO 2022


    O projeto MAI/PMDF surgiu em 2017, a partir do MUSEU AMBIENTAL DA PMDF - BPMA/PREALG localizado no Parques de Águas Claras, quando vimos a necessidade de criar um museu que pudesse chegar em todas as escolas públicas do DF (são mais de 600 escolas com quase 600.000 estudantes) da nossa região que conta com 33 cidades, somando mais de três milhões de habitantes.

    O motivo da criação do MAI/PMDF é para que cada estudante e professor de todos os estabelecimentos de ensino visitados, tenham oportunidade de conhecer esse trabalho de EA - Educação Ambiental da PMDF, desenvolvido pelo projeto Saber Cerrado do PREALG/BPMA/PMDF.


MAI/PMDF - 2022 PROJETO REFORMULADO NA PANDEMIA


O novo projeto do Museu Ambiental Itinerante da PMDF/2022 (foi retomado e reformulado a partir de junho de 2021, devido à pandemia), a visitação dos dioramas passaram a ser apenas externas (na versão 2017 a visitação era interna no baú/museu). Na versão 2022, o público terá acesso de forma ordeira e protegida (com fitas delimitadoras para organizar as filas, todos de máscara, respeitando o distanciamento, acesso à álcool gel e medição de temperatura) em ambiente totalmente aberto e ventilado.

 O novo projeto do MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE DA PMDF/2022 além da total reformulação para se adaptar ao mundo pós pandemia, conta também com diversas vantagens frente ao projeto de 2017, entre eles estão:

  1. Visitação externa em ambiente arejado, respeitando todos os protocolos da Covid 19; 

  2. Maior capacidade de fluxo de público,;

  3. Passou de dois para seis dioramas de vida selvagem;

  4. Projeto maior em tamanho e mais barato;

  5. Maior facilidade e rapidez na montagem e instalação para apresentação em escolas e grandes eventos ambientais e governamentais;

  6. Número reduzido de equipe para trabalhar exclusivamente nesse projeto.

FOTOS DAS MAQUETES DO MAI/PMDF NAS VERSÕES 2017 E 2021

Links de matérias sobre o projeto Museu Itinerante Ambiental da PMDF

REGISTRO DE REUNIÕES INSTITUCIONAIS PARA TRATAR SOBRE O PROJETO

Para a aprovação do projeto do Museu Ambiental Ititnerante foram feitas diversas reuniões importantes, entre elas em destaque, o encontro no QCG - Quartel do Comando Geral com o Comandante Geral da PMDF - Policia Militar do Distrito Federal, Cel. Vasconcelos e equipe do projeto MAI/PMDF.

Comandante Geral da PMDF - Cel. Vasconcelos

Reuniões na SENASP/MJ - Secretaria Nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça com o Cel. Danilo, sua equipe com os idealizadores do MAI/PMDF.


MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE DA PMDF - VERSÃO 2017

    O projeto MAI/PMDF-2017, foi aprovado com verba de R$1.300.000,00 (para construção) pela Secretaria da Criança/GDF em 2018, mas devido às eleições e a mudança de governo no DF, infelizmente tivemos que recomeçar todo o processo de captação de recursos, novos patrocinadores e apoiadores no começo de 2020, quando veio a pandemia da Covid 19 e todas as atividades tiveram que ser paralisadas.

     A ideia inicial do MAI/PMDF na versão 2017 era que as peças do museu, seriam expostas dentro do baú com dois expansores, o público teria que entrar neste ambiente fechado para visualizar os dioramas de vida selvagem, dentro desses dois ambientes que contava também com monitores com imagens de fotos, vídeos e alguns jogos eletrônicos ambientais.

     Do lado de fora do MAI/PMDF - 2017 teríamos outras atividades como: Cinema, teatro, biblioteca, palestras, rodas de conversa e jogos voltados para a EA.

Vídeo: VID 20180924 WA0034 3

    

MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO  DO MAI/PMDF 


    O Museu Ambiental da PMDF no Parque de Águas Claras recebia visitas de escolas de todo DF, mas apenas 5% a 10% do número total de estudantes, por estabelecimento de ensino, eram selecionados para a atividade, deixando de fora a maioria dos estudantes devido às limitações no transporte, pois era inviável trazer todos. 

     Com o MAI/PMDF, 100% dos estudantes de cada escola visitada terão acesso a esta atividade de Educação Ambiental.

   O MAI/PMDF - 2022 surgiu também para substituir o MUSEU AMBIENTAL DA PMDF, que teve as suas atividades encerradas em janeiro de 2019, após a mudança da base do PREALG do Parque de Águas Claras/IBRAM-DF para o Parque Nacional de Brasília/ICMBio-MMA.


 MUSEU AMBIENTAL DA PMDF

  

 O novo MUSEU AMBIENTAL DA PMDF foi construído no Centro de Referência em Educação Ambiental do IBRAM/DF (Instituto Brasília Ambiental) no Parque de Águas Claras na cidade de Águas Claras - DF, onde se localizava a antiga sede do PREALG (que trabalhava em parceria com o IBRAM/DF na EA naquele espaço), foi construído exclusivamente para aplicação de EA, através de visitação de escolas públicas de todo DF.


    A dinâmica do Museu acontecia da seguinte forma, nós do projeto de EA/PMDF Saber Cerrado - PREALG/BPMA/PMDF com os parceiros do IBRAM/DF recebíamos os estudantes no local e durante todo um período (manhã ou tarde) tínhamos diversas atividades, como: Palestras de EA,  trilha ecológica dentro do Parque (que possui uma pequena reserva de Cerrado nativo), visita ao Museu Ambiental da PMDF e pra finalizar, lanche.


    No momento de visita ao Museu, as crianças ficavam maravilhadas de ver e ter contato tão próximo com animais taxidermizados da nossa coleção e gostavam muito de toda decoração e da ambientação sonora (com sons da natureza) para maior imersão do público, naquele ambiente artificial que fazia referência ao Cerrado.

    Depois de ver toda reação positiva tanto dos estudantes, quanto dos professores,  após a visitação ao museu, reuníamos todos ali mesmo para apresentar a palestra sobre o museu e o porque havíamos construído aquele espaço. 

Apesar do MUSEU AMBIENTAL DA PMDF ter sido feito com muito cuidado, capricho, ser bonito e um local muito agradável de se estar, na verdade ele era bem triste, pois era um retrato de algo que está sendo destruído incessantemente pelo homem - a natureza. 

    O Museu era apenas uma representação do que é a natureza e nada ali era de verdade - animais taxidermizados, plantas e gramados artificiais, árvores que foram arrancadas da natureza - tudo ali era falso ou sem vida.

  E no final, a mensagem que sempre deixávamos era…”Se não começarmos a cuidar da natureza com toda a urgência que se deve, em breve teremos contato com ela apenas por fotos, vídeos e museus...e quando esse dia triste realmente chegar, a humanidade estará fadada ao fim, porque é impossível e impensável a vida humana ou qualquer vida sem a natureza...por isso deem o devido valor à essa nossa riqueza, preservando e protegendo o meio ambiente. O que é lindo não é o museu, mas o que vimos nas trilhas, a mata real, com todos os animais vivos e livres”.

A concepção e montagem de todo diorama de vida selvagem do Cerrado dentro do MUSEU AMBIENTAL DA PMDF  (grama sintética, árvores, folhas e flores artificiais - bancados pelo MPDFT) e posicionamento dos animais taxidermizados são de autoria do Sgt Ottoni e do Sgt Fabiano.

 Os graffitis dentro do museu também são de autoria do Sgt Ottoni com apoio do Sgt Fabiano, Sgt Michelle e Sd Evelize. 


DESDOBRAMENTOS DO MUSEU AMBIENTAL DA PMDF


A partir da concepção e criação do MUSEU AMBIENTAL DA PMDF, surgiram mais dois projetos: 

  1. MUSEU DO CERRADO NOFÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA - Que aconteceu de 17 a 23 de Março de 2018  em Brasília/DF. Sendo este um dos congressos ambientais mais importantes do Planeta, contou com a inscrição de mais de 150 países, diversos Estados do Brasil e empresas nacionais e multinacionais para discutir e encontrar soluções práticas e viáveis para o bom uso, conservação, preservação e melhor aproveitamento dos recursos hídricos por todo o planeta. No link: http://protegenatura.blogspot.com/2018/04/8-forum-mundial-da-agua-2018-brasilia.html?m=0 

  2. MAI/PMDF-2017 e 2022


Links sobre o MUSEU AMBIENTAL DA PMDF:

Vídeo: Inauguração do Museu Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal


MAI/PMDF -  Projeto 2017 - Na versão Carreta



MAI/PMDF -  Projeto 2017 - Na versão caminhão 

 Museu Ambiental Itinerante da PMDF com os expansivos e toldos fechados


Segue matéria sobre a Primeira versão do MAI/PMDF - 2017


      Em continuidade ao sucesso do Museu Ambiental da PMDF, que era localizado no Parque de Águas Claras na base do PREALG/BPMA/PMDF no Centro de Referência em Educação Ambiental do GDF, o qual recebeu inúmeras visitas de diversas escolas públicas e particulares de todo DF, além do público de visitantes diários, e no intuito de criar um projeto que dê maior oportunidade de acesso a todos os estudantes do DF...


Museu Ambiental da PMDF - localizado no Parque de Águas Claras


Temos a honra de apresentar o nosso mais  novo projeto de arte educação ambiental:


O MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE DA PMDF


O museu itinerante é o mais novo projeto de arte educação ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal, pensado e concebido pela equipe do Projeto Saber Cerrado do PREALG/BPMA/PMDF – Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Núcleo de Educação Ambiental do Batalhão de Polícia Militar Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal.

Nosso museu com os expansivos e toldos montados


Nosso museu itinerante tem como principal missão, visitar todas as escolas do DF, priorizando escolas públicas em comunidades carentes, com altos índices de criminalidade e as localizadas em áreas rurais da nossa região, com vistas a aplicação da educação ambiental, através da apresentação de animais taxidermizados da fauna do Cerrado.


Interior do Baú expansivo do nosso museu itinerante


Atrações previstas para Museu Ambiental Itinerante Lobo Guará da PMDF:


·        Museu Ambiental composto:

  •     Dois dioramas, apresentando a fauna e flora do nosso bioma – O Cerrado;

  •   Distribuição de material gráfico de Educação Ambiental;

  •   Palestras sobre fauna e flora do Cerrado

Todas estas ações têm como temática a educação ambiental dos estudantes e da comunidade, na qual a escola estiver inserida, dando assim oportunidade que mais cidadãos tenham acesso à educação ambiental através do referido museu, aplicada pela PMDF, em prol da conservação e preservação da natureza e de todos os seus recursos.


    A previsão de atendimento anual do nosso museu itinerante é de mais de 100.000 a 700.000 visitantes em escolas públicas e eventos ambientais e governamentais em todas as 33 regiões administrativas do DF.


Projeto inicial


    Nosso museu itinerante funcionará no baú expansivo de um caminhão, contendo na parte interna:


· Dois dioramas montados nos dois expansivos;

·   Telas touchscreem equipadas com jogos eletrônicos ambientais;

·   Uma TV destinada a exibir informativos sobre o meio ambiente.






Primeiros traços do projeto 

Estudo para a logo do nosso Museu 

Primeiro desenho do projeto, na primeira versão apenas com um expansivo



Projeções sobre energia limpa


Nosso projeto ainda está procurando parcerias para viabilizar a adição de um veículo verde com as seguintes possibilidades:

  •         Caminhão elétrico;

  •          Caminhão híbrido (Biodiesel + elétrico);

  •          Caminhão biodiesel.

Fazendo assim do caminhão que transportará o Museu Ambiental Itinerante Lobo Guará da PMDF por si só, um grande exemplo de respeito a natureza.









Matéria SGT OTTONI

Nenhum comentário:

Postar um comentário